FPAS Pesca Submarina

A Pesca Submarina é das modalidades subaquáticas mais populares em Portugal e é praticada, exclusivamente, em apneia por milhares de praticantes lúdicos e/ou de comeptição. Pode ser disputada por atletas de competição de uma faixa etária mais alargada do que o habitual noutras modalidades, para além dos 40 anos.

Habitualmente é usado como equipamento básico a mascara, o tubo, as barbatanas, o fato de mergulho, as meias, as luvas, o cinto com lastro, a bóia ou prancha de sinalização, a lanterna, bem como diversos equipamentos complementares ou de apoio, nomeadamente, embarcação.

Esta modalidade desportiva subaquática tem por base a captura seletiva de um número reduzido de peixes no seu habitat natural através da utilização de um arpão ou arma, protegendo e respeitando espécies raras ou ameaçadas de extinção.
ps.001.jpeg
As competições oficiais realizam-se a nível regional, nacional e internacional. A primeira prova oficial realizada em Portugal teve lugar em 1954 e, actualmente, as competições podem ser disputadas em formato de troféus, campeonatos regionais, nacionais e internacionais.

As provas de Pesca Submarina também têm bastante aceitação junto das comunidades locais, pela oferta de capturas ao público assistente e a entidades de solidariedade social.