FPAS Tiro Subaquático

O Tiro Subaquático é uma modalidade desportiva subaquática fascinante e divertida, viu pela primeira vez a luz do dia em meados da década de 1980. 

Pode ser praticado em piscina ou em águas abertas, embora as piscinas sejam preferidas devido a considerações de facilidade de uso e visibilidade. Não são necessários muitos equipamentos: máscara de mergulho, tubo, um par de barbatanas, fato de mergulho, cinto de lastro, um par de luvas, arma de arpão (elástica ou hidropneumática) e claro, um alvo. 

O Tiro Subaquático sofreu mudanças ao longo do tempo, especialmente nas suas regras. O Tiro Subaquático é o resultado de quase vinte anos de desenvolvimento. 

No inicio existia apenas um único evento, consistindo em atingir um único alvo com o maior número possível de arpões em um único mergulho em apneia. Atualmente existem três eventos: Precisão, Biatlo e Estafetas.


Precisão

O evento Precisão consiste em 10 tiros disparados contra um alvo fixo em duas series de cinco tiros, com um tempo de cinco minutos por serie.

O suporte com cinco alvos impressos em única folha está posicionado a uma altura de 80 cm do chão da piscina e a uma distância de três metros da linha de tiro, além da qual a ponta da arma não se pode estender. 

Entre os tiros, o mergulhador deve retornar à superfície, só podendo recarregar a arma debaixo de água. O mergulhador que obtiver o maior número de pontos é o vencedor.

Biatlo

O Biatlo, é o evento mais recente, consiste em disparar cinco tiros, mas entre cada tiro o mergulhador deve nadar debaixo de água e retornar ao ponto de partida. 

Neste evento a pontuação não é importante, o principal objetivo é que cada tiro acerte um alvo. O mergulhador com o maior número de acertos em menos tempo é o vencedor.

FotoTiro.001.jpeg

Estafeta

A estafeta é um evento de equipa. Envolve três mergulhadores do mesmo clube ou nação, às vezes apenas dois. O evento consiste em 9 tiros disparados em 9 alvos. Há apenas uma serie, com um limite de tempo de 4 minutos e 30 segundos. Neste caso também, assim como para o evento Precisão, o clube ou a nação que marcar mais pontos é o vencedor.


Os eventos individuais, ou seja, Precisão e Biatlo, são divididos em duas categorias, homens e mulheres, enquanto o evento de estafeta é misto, com homens e mulheres competindo juntos.