O que é Fotografia e o Video Subaquático? PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

FOTOGRAFIA e VIDEO

A Fotografia e o Video Subaquático, como o próprio nome o indica corresponde a captação de imagens no ambiente subaquático, podendo contudo ter uma componente de meio água/meio terrestre, normalmente efectuado com lentes de grande angular. Podemos realizar este tipo de fotografia/video em apneia, fazendo snorkel ou em mergulho com escafandro, sendo que este último é provavelmente o mais utilizado pelos fotógrafos e videógrafos subaquáticos.

O Fotógrafo/Videógrafo subaquático tem de ser um bom mergulhador para poder obter bons resultados. Só através de uma boa aquaticidade e interação como meio subaquático, com respeito pelo ambiente é que se consegue a imagem pretendida.

Para a prática desta modalidade é necessário possuir o equipamento adequado e ser conhecedor das várias técnicas específicas que este ambiente exige.

Na Fotografia e em termos competitivos, existem diversos tipos de competições a nível subaquático, sendo que, o que melhor representa e está de acordo com as regras internacionais da CMAS - Confederação Mundial de Actividades Subaquáticas é a competição que resulta da avaliação de 1 imagem de cada uma das seguintes categorias:

- Macro

- Macro com Tema

- Peixes

- Ambiente

- Ambiente com Mergulhador


No Vídeo o trabalho do realizador passa não só pela captação das imagens, mas também pela edição das mesmas de forma a demonstrar a beleza do meio e objectivo proposto pela organização. O grande desafio, para além da própria captação de imagens é a edição que tem de ser feita num curto espaço de tempo.

Sendo a Fotografia e o Video uma forte de Arte, os autores e os juizes das várias provas têm uma tarefa muito difícil em escolher as fotografias e videos que colocam a concurso e a sua avaliação é extremamente árdua. Mas desta forma é possível observar a beleza do Mundo Subaquático com a qualidade que este merece.