O que é o Mergulho Desportivo? PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

História

A necessidade humana e o desejo de permanecer sob a água sempre foi uma característica constante ao longo da história

Recentemente a ciência e o progresso técnico facilitaram o desenvolvimento do mergulho de uma forma impensável, conseguindo com isso muitas e diferentes actividades, quer recreativas quer desportivas... o que se traduziu numa grande mudança na sua prática.

Do ponto de vista do mergulho desportivo mergulhar tem vindo a tornar-se numa actividade de prática diária e a sociedade está consciente das suas possibilidades e importância.

Como resultado de muitos factores, tais como o desenvolvimento de novas e diferentes disciplinas de competições subaquáticas, a otimização do treino para mergulhadores de qualquer nível, a necessidade de promover actividades subaquáticas em zonas do interior com difícil acesso ao mar, e más condições atmosféricas, a divulgação das atividades federadas e o incentivo a essas actividades, o Mergulho Desportivo em Piscina tornou-se uma realidade em todo o mundo do mergulho.

Na sociedade em geral e no quadro da Federação em especial, as actividades subaquáticas não devem ficar afastadas de alguns conceitos tais como a evolução, diversificação, desenvolvimento e modernização, alguma coisa que pode ser ajudada por um nova disciplina do desporto subaquático: o MERGULHO DESPORTIVO.

PROPOSTAS E OBJECTIVOS FUTUROS

 

É intenção da CMAS e da Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas:

Tornar as competições de Mergulho Desportivo conhecidas do maior número possível de mergulhadores, independentemente do seu nível ou objectivos, desde a recreação à competição.

Criar de um circuito estável para provas territoriais, nacionais ou internacionais, para esta nova disciplina de competição das actividades subaquáticas.

Dar a conhecer à sociedade as competições de Mergulho Desportivo como uma nova oferta dinâmica, atraente e em contínua evolução das actividades subaquáticas, que têm muito a oferecer.

O espírito do Mergulho Desportivo em Piscina, apesar da sua regulamentação, visa atingir os seguintes objectivo:

  • Desenvolver uma nova disciplina desportiva competitiva no âmbito das actividades subaquáticas, empreendendo assim a evolução técnica do nosso desporto
  • Aumentar as actividades subaquáticas em zonas interiores, com difícil acesso ao mar ou com más condições meteorológicas e em qualquer época do ano, através da prática do Mergulho em Piscina.
  • Proporcionar um melhor treino aos mergulhadores, através da prática das suas habilidades e competências.
  • Promover a prática das actividades de mergulho em piscina, actuando como uma reunião de entretenimento para os mergulhadores federados e entusiastas das actividades subaquáticas.

DEFINIÇÃO

Mergulho na Piscina é definido como "o conjunto de provas individuais ou colectivas, com condições técnicas, tácticas e psicofísicas específicas, baseadas nas capacidades de perícia e destreza no mergulho e utilização do equipamento, realizadas num ambiente calmo, agradável e não variável, devidamente regulamentado e institucionalizado”.

É considerada, portanto, uma atividade física e mental, regulada por normas, bem definidas, com o objectivo competitivo que preenche os requisitos básicos de cada desporto.

PROVAS

 Provas individuais

           Prova M (300 metros)

           Mergulho sem visibilidade

           Emersão de 6Kg   (http://www.youtube.com/watch?v=9v_pmL61uaw)

 Provas por equipa

           Prova de Obstáculos (pares) (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=QU0XcSxXkxU

           Briefing (reunião)

 

PARTICIPAÇÃO NAS COMPETIÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS

O concorrente deve ser um mergulhador certificado.

A idade mínima para a competição é de 16 anos (feitos antes da data da competição).

O limite de idade é a idade do concorrente em 1 de janeiro do ano do campeonato podendo o atleta competir nesta categoria até 31de dezembro do mesmo ano.

EQUIPAMENTOS, MATERIAIS e VESTUÁRIO

Os equipamentos e materiais para entrar em provas de Mergulho Desportivo em Piscina são os normalmente utilizados na prática do mergulho recreativo

Ø  Escafandro (garrafa, regulador e colete)

Ø  Manómetro

Ø  Máscara, tubo barbatanas e cinto de lastro

Ø  Fato isotérmico e meias de neoprene (se necessário)

Equipamento opcional:

Ø  Relógio

Ø  Computador de mergulho.


LOCAL DA COMPETIÇÃO

O local da competição deve ter as seguintes características:

Ø  Tipo: Piscina aquecida ou ao ar livre.

Ø  Comprimento: 50m

Ø  Largura: 21m.

Ø  As paredes laterais e profundidade: paredes laterais paralelas e verticais, profundidade mínima de 2,2m.

Ø  Número de pistas: 8, com uma largura por pista de 2,5m.

Ø  Blocos de partida: pelo menos num lado da piscina.

Ø  A temperatura da água: de preferência entre 25º C e 28º C.

Nota:

Estas características só são obrigatórias em campeonatos nacionais e internacionais