21 outubro, 2011 Natação com Barbatanas

Acção de Formação FPAS em Natação com Barbatanas

Natação com Barbatanas – a “Fórmula 1” da natação – já chegou a Portugal

A FPAS – Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas deu um novo impulso para o desenvolvimento da prática da modalidade - Natação com Barbatanas - em Portugal, através da Acção de Formação técnica e Curso de Arbitragem 1º nível realizado no dia 1 e 2 de Outubro de 2011, no Estoril, com a colaboração da ABVE que gentilmente cedeu os seus espaços para esta acção.

 A Natação com Barbatanas, considerada na gíria pela “Formula 1” da Natação, permite por exemplo percorrer 50 metros em cerca de 14 segundos apenas com a ajuda de uma mono-barbatana conjugada com a técnica de aplicação de um movimento ondulatório produzido pelo corpo do nadador, em muito semelhante ao da barbatana caudal de um golfinho ou de uma baleia.

click aqui para ver as fotos e o video

Esta primeira acção de formação contou com um grupo de 12 participantes e foi ministrada por Iván Alonso Portela, treinador do comité espanhol, por Miguel Rodríguez Muñoz, nadador da selecção espanhola e por Manuel Castro Casal, vice-presidente do comité espanhol e árbitro internacional da CMAS, que contam com uma vasta experiência na área.

A Natação com Barbatanas requer o domínio do movimento ondulatório de todo o corpo do nadador. Começa com uma ligeira ondulação nas mãos, passa pelo tronco e pernas, para terminar com uma maior amplitude nos pés e barbatana.

As mãos juntas, uma sobre a outra e a cabeça entre os braços estendidos equilibram a posição do corpo e controlam a profundidade de deslocação. A técnica utilizada conjuga a elegância de movimentos com uma elevada frequência em posição hidrodinâmica, o que resulta numa velocidade muito superior à conseguida na natação tradicional.

A Natação com Barbatanas é praticada em piscina, em provas dos 50 aos 1.500 metros, e em águas abertas para provas de longa distância até aos 20.000 metros, no mar, lagos, barragens ou em rios.

Tipos de prova:

À Superfície: 50m – 100m – 200m – 400m – 800m – 1.500m – 4x50m – 4x100m – 4x200m Em Apneia: 25m – 50m – 4x50m Com Escafandro: 100m – 400m – 800m Bi-barbatana: 50m – 100m – 200m Longa distância: menor ou igual a 20.000m – 4x3.000m

Equipamento:

Par de barbatanas ou mono-barbatana Máscara Tubo respirador Escafandro Touca Meias Fixadores Fato

Esta iniciativa da Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas foi realizada em parceria com a Federação Espanhola de Actividades Subaquáticas, ambas membros da confederação Mundial - CMAS e teve como objectivo iniciar a formação na área do treino desportivo da modalidade, bem como, de formar árbitros para exercerem funções em provas nacionais de Natação com Barbatanas oficiais da FPAS.

Em Portugal esta é uma modalidade desportiva com um grande potencial evolutivo, dado o número bastante significativo de potenciais praticantes e de infra-estruturas disponíveis para a sua prática espalhadas por todo o país.

Inclusive existem vários praticantes de outras modalidades desportivas, a maior parte delas sem estarem enquadradas em quadros competitivos, que poderão ver na Natação com Barbatanas uma oportunidade única de seguir uma vertente competitiva ímpar e que poderá vir a ter um grande impacto em Portugal, como actualmente já tem noutros países do mundo.

FOTO_GRUPO_NATACAO